PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Durante todo o curso de Pedagogia, Liza teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola e à prática educativa do professor. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização do poder. Um dos caminhos a serem trilhados é a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania.
Dentre as opções abaixo, assinale quais ações são fundamentais para que uma escola tenha o projeto político-pedagógico pretendido.
I- Planejamento de metas pela equipe gestora para os segmentos e áreas do conhecimento. Elas devem ser seguidas sem alteração.
II- Diagnóstico permanente da realidade escolar com registro dos dados e das discussões, para que as metas possam ser alcançadas ou revistas.
III- Elaboração do projeto por uma coordenação administrativo-pedagógica especializada.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
II apenas
O projeto político-pedagógico de uma escola não é uma formalidade, mas uma referência de trabalho para todos os envolvidos na dinâmica institucional. Nesta perspectiva, e, em relação ao projeto, é tarefa da equipe pedagógica:
Redigir o projeto e reproduzi-lo para todos os profissionais da escola, para que se familiarizem com seu conteúdo.
Desenvolver processos de acompanhamento e avaliação através de análise de informações relativas às ações previstas.
Especializar-se na redação de projetos e regimentos, a fim de prescindir do auxílio de um profissional externo.
Enviá-lo aos órgãos competentes, após sua elaboração, a fim de regularizar a situação jurídica da escola.
Zelar pelo cumprimento do plano, tornando-se a consciência crítica e ideológica da instituição.
A autonomia relaciona-se com liberdade, autogoverno e independência. Para a escola é um princípio político que se refere ao seu direito e a sua capacidade de regulamentar e de gerir, nos termos da lei, os seus mais diferentes assuntos. Para Veiga (2001, p. 15-16), em uma instituição educativa as autonomias jurídica, pedagógica, administrativa e financeira devem ser articuladas entre si para que a verdadeira autonomia se constitua. Conhecendo a definição de cada uma destas autonomias, assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde à definição de autonomia pedagógica:
Possibilidade de a escola elaborar suas próprias normas e orientações, como por exemplo, formas de acesso.
Autonomia que permite aos gestores mudar o núcleo comum da grade curricular.
Esta autonomia pode ser total ou parcial e se relaciona com administração de pessoal e de orçamento.
Consiste na liberdade de ensino e pesquisa e se relaciona com as suas concepções enquanto identidade, função social, clientela, organização de tempos e espaços, avaliação entre outros.
Capacidade da escola de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.
Utilizando as palavras em destaque, preencha as lacunas das frases descritas abaixo:
ORGANIZAÇÃO - PARADIGMAS – CONCEPÇÃO – INTERAÇÃO – CURRÍCULO - HOMEM
a) Pensar um projeto de educação, implica pensar o tipo e a qualidade da escola, a _____________de homem e de sociedade que se pretende construir. O projeto político pedagógico é a própria ________________do trabalho pedagógico escolar como um todo em suas especificidades, níveis e modalidades.
b) O__________________, na perspectiva do projeto político pedagógico, é resultado de uma seleção histórica, feita a partir de um universo mais amplo do conhecimento. Tal seleção se baseia em discussões sobre a concepção de ________________, de aprendizagem, de cultura e de conhecimento.
c) A construção do projeto político pedagógico contribui para estabelecer novos _________________ de educação e de práticas que visem corresponder às necessidades e aos anseios de todos os que participam do cotidiano escolar.
d) Considera-se que o projeto político pedagógico é o fruto da __________________ entre os objetivos e prioridades estabelecidos pela coletividade que, através da reflexão, estabelece as ações necessárias à construção de uma nova realidade.
A sequência correta está contida em:
concepção, organização, currículo, homem, paradigmas, interação
concepção, homem, paradigmas, organização, interação, currículo
interação, homem, paradigmas, concepção, currículo, organização
organização, interação, concepção, paradigmas, currículo, homem
organização, concepção, paradigmas, interação, currículo, homem
A legislação educacional brasileira prevê dois eixos para o currículo: a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada. Dentre as alternativas abaixo assinale a que corresponde ao que vem a ser a Parte Diversificada.
Se baseia no diálogo e não somente na transferência do conhecimento, que fortaleça o trabalho em equipe.
Reflexão e discussão crítica sobre os problemas da sociedade e da educação de maneira geral e, particularmente, do ponto de vista da escola, buscando a transformação dessa realidade.
É obrigatória e definida pela união, com a qual se garante uma unidade nacional, de forma que todos os alunos possam ter acesso aos conhecimentos mínimos necessários.
É a que promove a igualdade de oportunidades educativas contribuindo também para ampliar as fronteiras de conhecimento.
É obrigatória mas deve ser escolhida em cada sistema ou rede de ensino e em cada escola, pois diz respeito à sua singularidade. São conteúdos complementares, identificados na realidade regional e local.
“Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive” (VEIGA, 1997, p. 29).
DESTA FORMA
O currículo deve abranger tudo o que ocorre na escola e o que envolve a aprendizagem dos alunos na escola e/ ou em outros contextos. O conhecimento escolar é resultado de fatos, conceitos e generalizações, sendo, portanto, o objeto de trabalho do professor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
Diante os novos desafios da sociedade contemporânea, é preciso repensar o papel da escola. Na era do conhecimento é preciso desenvolver habilidades e competências que favoreçam a aprendizagem e a igualdade de oportunidades, principalmente para aqueles que, fora da escola, não têm acesso à preparação para o mundo do trabalho informatizado.
PORTANTO
A formação que inclui a consciência crítica, a valorização do conhecimento e a autonomia fazem parte da escola que pretende contribuir para a promoção do ser humano.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Assim sendo, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do diretor e da equipe pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do conselho escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na proposta ou plano curricular, em planos de estudo por série ou nível e em planos didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, V. V, F.
V, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
Todo projeto que se pretende inovador, apresenta dificuldades no início e desperta incertezas e insegurança.
ENTRETANTO
Só podemos mudar se apostarmos na ousadia de fazer diferente, de um jeito novo e melhor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Pelo estudo realizado, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem fatores que dificultam que todos caminhem sempre na mesma direção.
De acordo com essa observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as questões que se constituem em obstáculos à sua concretização e F para as que não se constituem nesses obstáculos.
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construção do projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alternativa:
II e III apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
II apenas
O projeto político-pedagógico de uma escola não é uma formalidade, mas uma referência de trabalho para todos os envolvidos na dinâmica institucional. Nesta perspectiva, e, em relação ao projeto, é tarefa da equipe pedagógica:
Redigir o projeto e reproduzi-lo para todos os profissionais da escola, para que se familiarizem com seu conteúdo.
Desenvolver processos de acompanhamento e avaliação através de análise de informações relativas às ações previstas.
Especializar-se na redação de projetos e regimentos, a fim de prescindir do auxílio de um profissional externo.
Enviá-lo aos órgãos competentes, após sua elaboração, a fim de regularizar a situação jurídica da escola.
Zelar pelo cumprimento do plano, tornando-se a consciência crítica e ideológica da instituição.
A autonomia relaciona-se com liberdade, autogoverno e independência. Para a escola é um princípio político que se refere ao seu direito e a sua capacidade de regulamentar e de gerir, nos termos da lei, os seus mais diferentes assuntos. Para Veiga (2001, p. 15-16), em uma instituição educativa as autonomias jurídica, pedagógica, administrativa e financeira devem ser articuladas entre si para que a verdadeira autonomia se constitua. Conhecendo a definição de cada uma destas autonomias, assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde à definição de autonomia pedagógica:
Possibilidade de a escola elaborar suas próprias normas e orientações, como por exemplo, formas de acesso.
Autonomia que permite aos gestores mudar o núcleo comum da grade curricular.
Esta autonomia pode ser total ou parcial e se relaciona com administração de pessoal e de orçamento.
Consiste na liberdade de ensino e pesquisa e se relaciona com as suas concepções enquanto identidade, função social, clientela, organização de tempos e espaços, avaliação entre outros.
Capacidade da escola de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.
Utilizando as palavras em destaque, preencha as lacunas das frases descritas abaixo:
ORGANIZAÇÃO - PARADIGMAS – CONCEPÇÃO – INTERAÇÃO – CURRÍCULO - HOMEM
a) Pensar um projeto de educação, implica pensar o tipo e a qualidade da escola, a _____________de homem e de sociedade que se pretende construir. O projeto político pedagógico é a própria ________________do trabalho pedagógico escolar como um todo em suas especificidades, níveis e modalidades.
b) O__________________, na perspectiva do projeto político pedagógico, é resultado de uma seleção histórica, feita a partir de um universo mais amplo do conhecimento. Tal seleção se baseia em discussões sobre a concepção de ________________, de aprendizagem, de cultura e de conhecimento.
c) A construção do projeto político pedagógico contribui para estabelecer novos _________________ de educação e de práticas que visem corresponder às necessidades e aos anseios de todos os que participam do cotidiano escolar.
d) Considera-se que o projeto político pedagógico é o fruto da __________________ entre os objetivos e prioridades estabelecidos pela coletividade que, através da reflexão, estabelece as ações necessárias à construção de uma nova realidade.
A sequência correta está contida em:
concepção, organização, currículo, homem, paradigmas, interação
concepção, homem, paradigmas, organização, interação, currículo
interação, homem, paradigmas, concepção, currículo, organização
organização, interação, concepção, paradigmas, currículo, homem
organização, concepção, paradigmas, interação, currículo, homem
A legislação educacional brasileira prevê dois eixos para o currículo: a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada. Dentre as alternativas abaixo assinale a que corresponde ao que vem a ser a Parte Diversificada.
Se baseia no diálogo e não somente na transferência do conhecimento, que fortaleça o trabalho em equipe.
Reflexão e discussão crítica sobre os problemas da sociedade e da educação de maneira geral e, particularmente, do ponto de vista da escola, buscando a transformação dessa realidade.
É obrigatória e definida pela união, com a qual se garante uma unidade nacional, de forma que todos os alunos possam ter acesso aos conhecimentos mínimos necessários.
É a que promove a igualdade de oportunidades educativas contribuindo também para ampliar as fronteiras de conhecimento.
É obrigatória mas deve ser escolhida em cada sistema ou rede de ensino e em cada escola, pois diz respeito à sua singularidade. São conteúdos complementares, identificados na realidade regional e local.
“Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive” (VEIGA, 1997, p. 29).
DESTA FORMA
O currículo deve abranger tudo o que ocorre na escola e o que envolve a aprendizagem dos alunos na escola e/ ou em outros contextos. O conhecimento escolar é resultado de fatos, conceitos e generalizações, sendo, portanto, o objeto de trabalho do professor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
Diante os novos desafios da sociedade contemporânea, é preciso repensar o papel da escola. Na era do conhecimento é preciso desenvolver habilidades e competências que favoreçam a aprendizagem e a igualdade de oportunidades, principalmente para aqueles que, fora da escola, não têm acesso à preparação para o mundo do trabalho informatizado.
PORTANTO
A formação que inclui a consciência crítica, a valorização do conhecimento e a autonomia fazem parte da escola que pretende contribuir para a promoção do ser humano.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Assim sendo, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do diretor e da equipe pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do conselho escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na proposta ou plano curricular, em planos de estudo por série ou nível e em planos didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, V. V, F.
V, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
Todo projeto que se pretende inovador, apresenta dificuldades no início e desperta incertezas e insegurança.
ENTRETANTO
Só podemos mudar se apostarmos na ousadia de fazer diferente, de um jeito novo e melhor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Pelo estudo realizado, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem fatores que dificultam que todos caminhem sempre na mesma direção.
De acordo com essa observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as questões que se constituem em obstáculos à sua concretização e F para as que não se constituem nesses obstáculos.
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construção do projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alternativa:
Redigir o projeto e reproduzi-lo para todos os profissionais da escola, para que se familiarizem com seu conteúdo.
Desenvolver processos de acompanhamento e avaliação através de análise de informações relativas às ações previstas.
Especializar-se na redação de projetos e regimentos, a fim de prescindir do auxílio de um profissional externo.
Enviá-lo aos órgãos competentes, após sua elaboração, a fim de regularizar a situação jurídica da escola.
Zelar pelo cumprimento do plano, tornando-se a consciência crítica e ideológica da instituição.
A autonomia relaciona-se com liberdade, autogoverno e independência. Para a escola é um princípio político que se refere ao seu direito e a sua capacidade de regulamentar e de gerir, nos termos da lei, os seus mais diferentes assuntos. Para Veiga (2001, p. 15-16), em uma instituição educativa as autonomias jurídica, pedagógica, administrativa e financeira devem ser articuladas entre si para que a verdadeira autonomia se constitua. Conhecendo a definição de cada uma destas autonomias, assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde à definição de autonomia pedagógica:
Possibilidade de a escola elaborar suas próprias normas e orientações, como por exemplo, formas de acesso.
Autonomia que permite aos gestores mudar o núcleo comum da grade curricular.
Esta autonomia pode ser total ou parcial e se relaciona com administração de pessoal e de orçamento.
Consiste na liberdade de ensino e pesquisa e se relaciona com as suas concepções enquanto identidade, função social, clientela, organização de tempos e espaços, avaliação entre outros.
Capacidade da escola de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.
Utilizando as palavras em destaque, preencha as lacunas das frases descritas abaixo:
ORGANIZAÇÃO - PARADIGMAS – CONCEPÇÃO – INTERAÇÃO – CURRÍCULO - HOMEM
a) Pensar um projeto de educação, implica pensar o tipo e a qualidade da escola, a _____________de homem e de sociedade que se pretende construir. O projeto político pedagógico é a própria ________________do trabalho pedagógico escolar como um todo em suas especificidades, níveis e modalidades.
b) O__________________, na perspectiva do projeto político pedagógico, é resultado de uma seleção histórica, feita a partir de um universo mais amplo do conhecimento. Tal seleção se baseia em discussões sobre a concepção de ________________, de aprendizagem, de cultura e de conhecimento.
c) A construção do projeto político pedagógico contribui para estabelecer novos _________________ de educação e de práticas que visem corresponder às necessidades e aos anseios de todos os que participam do cotidiano escolar.
d) Considera-se que o projeto político pedagógico é o fruto da __________________ entre os objetivos e prioridades estabelecidos pela coletividade que, através da reflexão, estabelece as ações necessárias à construção de uma nova realidade.
A sequência correta está contida em:
concepção, organização, currículo, homem, paradigmas, interação
concepção, homem, paradigmas, organização, interação, currículo
interação, homem, paradigmas, concepção, currículo, organização
organização, interação, concepção, paradigmas, currículo, homem
organização, concepção, paradigmas, interação, currículo, homem
A legislação educacional brasileira prevê dois eixos para o currículo: a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada. Dentre as alternativas abaixo assinale a que corresponde ao que vem a ser a Parte Diversificada.
Se baseia no diálogo e não somente na transferência do conhecimento, que fortaleça o trabalho em equipe.
Reflexão e discussão crítica sobre os problemas da sociedade e da educação de maneira geral e, particularmente, do ponto de vista da escola, buscando a transformação dessa realidade.
É obrigatória e definida pela união, com a qual se garante uma unidade nacional, de forma que todos os alunos possam ter acesso aos conhecimentos mínimos necessários.
É a que promove a igualdade de oportunidades educativas contribuindo também para ampliar as fronteiras de conhecimento.
É obrigatória mas deve ser escolhida em cada sistema ou rede de ensino e em cada escola, pois diz respeito à sua singularidade. São conteúdos complementares, identificados na realidade regional e local.
“Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive” (VEIGA, 1997, p. 29).
DESTA FORMA
O currículo deve abranger tudo o que ocorre na escola e o que envolve a aprendizagem dos alunos na escola e/ ou em outros contextos. O conhecimento escolar é resultado de fatos, conceitos e generalizações, sendo, portanto, o objeto de trabalho do professor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
Diante os novos desafios da sociedade contemporânea, é preciso repensar o papel da escola. Na era do conhecimento é preciso desenvolver habilidades e competências que favoreçam a aprendizagem e a igualdade de oportunidades, principalmente para aqueles que, fora da escola, não têm acesso à preparação para o mundo do trabalho informatizado.
PORTANTO
A formação que inclui a consciência crítica, a valorização do conhecimento e a autonomia fazem parte da escola que pretende contribuir para a promoção do ser humano.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Assim sendo, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do diretor e da equipe pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do conselho escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na proposta ou plano curricular, em planos de estudo por série ou nível e em planos didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, V. V, F.
V, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
Todo projeto que se pretende inovador, apresenta dificuldades no início e desperta incertezas e insegurança.
ENTRETANTO
Só podemos mudar se apostarmos na ousadia de fazer diferente, de um jeito novo e melhor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Pelo estudo realizado, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem fatores que dificultam que todos caminhem sempre na mesma direção.
De acordo com essa observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as questões que se constituem em obstáculos à sua concretização e F para as que não se constituem nesses obstáculos.
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construção do projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alternativa:
Possibilidade de a escola elaborar suas próprias normas e orientações, como por exemplo, formas de acesso.
Autonomia que permite aos gestores mudar o núcleo comum da grade curricular.
Esta autonomia pode ser total ou parcial e se relaciona com administração de pessoal e de orçamento.
Consiste na liberdade de ensino e pesquisa e se relaciona com as suas concepções enquanto identidade, função social, clientela, organização de tempos e espaços, avaliação entre outros.
Capacidade da escola de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.
Utilizando as palavras em destaque, preencha as lacunas das frases descritas abaixo:
ORGANIZAÇÃO - PARADIGMAS – CONCEPÇÃO – INTERAÇÃO – CURRÍCULO - HOMEM
a) Pensar um projeto de educação, implica pensar o tipo e a qualidade da escola, a _____________de homem e de sociedade que se pretende construir. O projeto político pedagógico é a própria ________________do trabalho pedagógico escolar como um todo em suas especificidades, níveis e modalidades.
b) O__________________, na perspectiva do projeto político pedagógico, é resultado de uma seleção histórica, feita a partir de um universo mais amplo do conhecimento. Tal seleção se baseia em discussões sobre a concepção de ________________, de aprendizagem, de cultura e de conhecimento.
c) A construção do projeto político pedagógico contribui para estabelecer novos _________________ de educação e de práticas que visem corresponder às necessidades e aos anseios de todos os que participam do cotidiano escolar.
d) Considera-se que o projeto político pedagógico é o fruto da __________________ entre os objetivos e prioridades estabelecidos pela coletividade que, através da reflexão, estabelece as ações necessárias à construção de uma nova realidade.
A sequência correta está contida em:
concepção, organização, currículo, homem, paradigmas, interação
concepção, homem, paradigmas, organização, interação, currículo
interação, homem, paradigmas, concepção, currículo, organização
organização, interação, concepção, paradigmas, currículo, homem
organização, concepção, paradigmas, interação, currículo, homem
A legislação educacional brasileira prevê dois eixos para o currículo: a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada. Dentre as alternativas abaixo assinale a que corresponde ao que vem a ser a Parte Diversificada.
Se baseia no diálogo e não somente na transferência do conhecimento, que fortaleça o trabalho em equipe.
Reflexão e discussão crítica sobre os problemas da sociedade e da educação de maneira geral e, particularmente, do ponto de vista da escola, buscando a transformação dessa realidade.
É obrigatória e definida pela união, com a qual se garante uma unidade nacional, de forma que todos os alunos possam ter acesso aos conhecimentos mínimos necessários.
É a que promove a igualdade de oportunidades educativas contribuindo também para ampliar as fronteiras de conhecimento.
É obrigatória mas deve ser escolhida em cada sistema ou rede de ensino e em cada escola, pois diz respeito à sua singularidade. São conteúdos complementares, identificados na realidade regional e local.
“Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive” (VEIGA, 1997, p. 29).
DESTA FORMA
O currículo deve abranger tudo o que ocorre na escola e o que envolve a aprendizagem dos alunos na escola e/ ou em outros contextos. O conhecimento escolar é resultado de fatos, conceitos e generalizações, sendo, portanto, o objeto de trabalho do professor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
Diante os novos desafios da sociedade contemporânea, é preciso repensar o papel da escola. Na era do conhecimento é preciso desenvolver habilidades e competências que favoreçam a aprendizagem e a igualdade de oportunidades, principalmente para aqueles que, fora da escola, não têm acesso à preparação para o mundo do trabalho informatizado.
PORTANTO
A formação que inclui a consciência crítica, a valorização do conhecimento e a autonomia fazem parte da escola que pretende contribuir para a promoção do ser humano.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Assim sendo, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do diretor e da equipe pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do conselho escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na proposta ou plano curricular, em planos de estudo por série ou nível e em planos didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, V. V, F.
V, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
Todo projeto que se pretende inovador, apresenta dificuldades no início e desperta incertezas e insegurança.
ENTRETANTO
Só podemos mudar se apostarmos na ousadia de fazer diferente, de um jeito novo e melhor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Pelo estudo realizado, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem fatores que dificultam que todos caminhem sempre na mesma direção.
De acordo com essa observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as questões que se constituem em obstáculos à sua concretização e F para as que não se constituem nesses obstáculos.
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construção do projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alternativa:
concepção, organização, currículo, homem, paradigmas, interação
concepção, homem, paradigmas, organização, interação, currículo
interação, homem, paradigmas, concepção, currículo, organização
organização, interação, concepção, paradigmas, currículo, homem
organização, concepção, paradigmas, interação, currículo, homem
A legislação educacional brasileira prevê dois eixos para o currículo: a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada. Dentre as alternativas abaixo assinale a que corresponde ao que vem a ser a Parte Diversificada.
Se baseia no diálogo e não somente na transferência do conhecimento, que fortaleça o trabalho em equipe.
Reflexão e discussão crítica sobre os problemas da sociedade e da educação de maneira geral e, particularmente, do ponto de vista da escola, buscando a transformação dessa realidade.
É obrigatória e definida pela união, com a qual se garante uma unidade nacional, de forma que todos os alunos possam ter acesso aos conhecimentos mínimos necessários.
É a que promove a igualdade de oportunidades educativas contribuindo também para ampliar as fronteiras de conhecimento.
É obrigatória mas deve ser escolhida em cada sistema ou rede de ensino e em cada escola, pois diz respeito à sua singularidade. São conteúdos complementares, identificados na realidade regional e local.
“Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive” (VEIGA, 1997, p. 29).
DESTA FORMA
O currículo deve abranger tudo o que ocorre na escola e o que envolve a aprendizagem dos alunos na escola e/ ou em outros contextos. O conhecimento escolar é resultado de fatos, conceitos e generalizações, sendo, portanto, o objeto de trabalho do professor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
Diante os novos desafios da sociedade contemporânea, é preciso repensar o papel da escola. Na era do conhecimento é preciso desenvolver habilidades e competências que favoreçam a aprendizagem e a igualdade de oportunidades, principalmente para aqueles que, fora da escola, não têm acesso à preparação para o mundo do trabalho informatizado.
PORTANTO
A formação que inclui a consciência crítica, a valorização do conhecimento e a autonomia fazem parte da escola que pretende contribuir para a promoção do ser humano.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Assim sendo, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do diretor e da equipe pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do conselho escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na proposta ou plano curricular, em planos de estudo por série ou nível e em planos didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, V. V, F.
V, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
Todo projeto que se pretende inovador, apresenta dificuldades no início e desperta incertezas e insegurança.
ENTRETANTO
Só podemos mudar se apostarmos na ousadia de fazer diferente, de um jeito novo e melhor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Pelo estudo realizado, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem fatores que dificultam que todos caminhem sempre na mesma direção.
De acordo com essa observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as questões que se constituem em obstáculos à sua concretização e F para as que não se constituem nesses obstáculos.
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construção do projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alternativa:
Se baseia no diálogo e não somente na transferência do conhecimento, que fortaleça o trabalho em equipe.
Reflexão e discussão crítica sobre os problemas da sociedade e da educação de maneira geral e, particularmente, do ponto de vista da escola, buscando a transformação dessa realidade.
É obrigatória e definida pela união, com a qual se garante uma unidade nacional, de forma que todos os alunos possam ter acesso aos conhecimentos mínimos necessários.
É a que promove a igualdade de oportunidades educativas contribuindo também para ampliar as fronteiras de conhecimento.
É obrigatória mas deve ser escolhida em cada sistema ou rede de ensino e em cada escola, pois diz respeito à sua singularidade. São conteúdos complementares, identificados na realidade regional e local.
“Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive” (VEIGA, 1997, p. 29).
DESTA FORMA
O currículo deve abranger tudo o que ocorre na escola e o que envolve a aprendizagem dos alunos na escola e/ ou em outros contextos. O conhecimento escolar é resultado de fatos, conceitos e generalizações, sendo, portanto, o objeto de trabalho do professor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
Diante os novos desafios da sociedade contemporânea, é preciso repensar o papel da escola. Na era do conhecimento é preciso desenvolver habilidades e competências que favoreçam a aprendizagem e a igualdade de oportunidades, principalmente para aqueles que, fora da escola, não têm acesso à preparação para o mundo do trabalho informatizado.
PORTANTO
A formação que inclui a consciência crítica, a valorização do conhecimento e a autonomia fazem parte da escola que pretende contribuir para a promoção do ser humano.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Assim sendo, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do diretor e da equipe pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do conselho escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na proposta ou plano curricular, em planos de estudo por série ou nível e em planos didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, V. V, F.
V, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
Todo projeto que se pretende inovador, apresenta dificuldades no início e desperta incertezas e insegurança.
ENTRETANTO
Só podemos mudar se apostarmos na ousadia de fazer diferente, de um jeito novo e melhor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Pelo estudo realizado, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem fatores que dificultam que todos caminhem sempre na mesma direção.
De acordo com essa observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as questões que se constituem em obstáculos à sua concretização e F para as que não se constituem nesses obstáculos.
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construção do projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alternativa:
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
Diante os novos desafios da sociedade contemporânea, é preciso repensar o papel da escola. Na era do conhecimento é preciso desenvolver habilidades e competências que favoreçam a aprendizagem e a igualdade de oportunidades, principalmente para aqueles que, fora da escola, não têm acesso à preparação para o mundo do trabalho informatizado.
PORTANTO
A formação que inclui a consciência crítica, a valorização do conhecimento e a autonomia fazem parte da escola que pretende contribuir para a promoção do ser humano.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Assim sendo, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do diretor e da equipe pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do conselho escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na proposta ou plano curricular, em planos de estudo por série ou nível e em planos didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, V. V, F.
V, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
Todo projeto que se pretende inovador, apresenta dificuldades no início e desperta incertezas e insegurança.
ENTRETANTO
Só podemos mudar se apostarmos na ousadia de fazer diferente, de um jeito novo e melhor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Pelo estudo realizado, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem fatores que dificultam que todos caminhem sempre na mesma direção.
De acordo com essa observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as questões que se constituem em obstáculos à sua concretização e F para as que não se constituem nesses obstáculos.
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construção do projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alternativa:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Assim sendo, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do diretor e da equipe pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do conselho escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na proposta ou plano curricular, em planos de estudo por série ou nível e em planos didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, V. V, F.
V, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
Todo projeto que se pretende inovador, apresenta dificuldades no início e desperta incertezas e insegurança.
ENTRETANTO
Só podemos mudar se apostarmos na ousadia de fazer diferente, de um jeito novo e melhor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Pelo estudo realizado, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem fatores que dificultam que todos caminhem sempre na mesma direção.
De acordo com essa observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as questões que se constituem em obstáculos à sua concretização e F para as que não se constituem nesses obstáculos.
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construção do projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alternativa:
V, F, V. V, F.
V, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
Todo projeto que se pretende inovador, apresenta dificuldades no início e desperta incertezas e insegurança.
ENTRETANTO
Só podemos mudar se apostarmos na ousadia de fazer diferente, de um jeito novo e melhor.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Pelo estudo realizado, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem fatores que dificultam que todos caminhem sempre na mesma direção.
De acordo com essa observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as questões que se constituem em obstáculos à sua concretização e F para as que não se constituem nesses obstáculos.
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construção do projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alternativa:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.